COLETIVO ENEGRECER
Coletivo negro, composto por 18 artistas, residentes em Campo Grande -MS. Em suas propostas, o coletivo carrega críticas de cunho intenso em relação às desigualdades sociais, transitando entre as diversas esferas da sociedade, trazendo à tona criações que possibilitam experienciar em formas criativas suas dores e conflitos, com o intuito de evidenciar o cotidiano e os espaços que seus corpos ocupam.
Por nome “enegrecer”, o coletivo tem o propósito de afirmar sua identidade, mostrar a beleza e a luta do povo negro, e ocupar os espaços artísticos. O racismo institucional desempenha um impacto estrutural na sociedade e dá sustentação à um sistema opressor que atinge em maior quantidade a população negra, que não é visibilizada nestes espaços.
Conforme Ângela Davis diz, “numa sociedade racista não basta ser racista, é necessário ser antirracista”. O coletivo resiste, ocupa e enegrece por onde passa, sejam em suas produções artísticas, na militância negra, e nas experiências individuais, que ao se entrelaçarem, trazem à tona um impacto que é coletivo.